PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias


SEFAZ ADERE AO OUTUBRO ROSA

A atriz Angelina Jolie, ao descobrir que tinha 87% de chance de desenvolver câncer de mama, - como a mãe dela que morreu da doença em 2007 -, optou pela dupla mastectomia preventiva.

 

A descoberta do alto índice de probabilidade foi possível através da realização de um sofisticado e caro exame (em média R$ 5 mil), que apontou "defeito" no gene chamado BRCA1.

O problema não atinge celebridades e anônimas indiscriminadamente. O câncer de mama é o de maior incidência no sexo feminino no mundo. No Brasil, ocupa a primeira posição. Em segundo lugar está o câncer de colo de útero.

A Secretaria de Estado da Fazenda preocupada com o bem-estar das servidoras, adotou a "Campanha do Outubro Rosa" para mostrar as formas de identificação da doença e falar sobre o tratamento, que tem salvado muitas vidas.

As acadêmicas do 8º período do curso de Enfermagem da UniNorte: Andreza Mendes, Tamyne Ismael, Alessandra Silva e Lizandra Ferreira utilizaram recursos didáticos eficientes para o público feminino da Sefaz.Elas levaram para o auditório um molde de mamas onde foi possível aprender como fazer o auto-exame corretamente. Também mostram um molde de mama com as características do câncer em estágio avançado.

O médico e servidor fazendário, Domingos Timóteo esclareceu que o auto-exame deve fazer parte da rotina da mulher em todas as fases da vida. "A mulher deve tocar os seios com freqüência. O fato de conhecer as mamas facilitará a sensibilidade e a percepção de qualquer irregularidade como nódulos, secreções, vermelhidão, alterações na textura da pele, assimetrias", esclareceu o médico.

Domingos Timóteo também salientou que mulheres que nunca amamentaram e apresentam histórico de outras familiares com a mesma doença dispõem de maior probabilidade de apresentarem câncer de mama, tendo de fazer acompanhamento freqüente.

A Assistência ao Servidor, setor coordenado pela Secretaria de Assuntos Administrativos está entregando panfletos a fim de orientar as fazendárias sobre a doença.

18/10/2013

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: (92) 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas