RECEITA TRIBUTÁRIA DO AM APRESENTA ALTA NO TRIMESTRE

A receita tributária do Estado do Amazonas atingiu R$ 542,05 milhões em março, com ganho nominal de 7,41% e ganho real de 0,77% em relação ao mesmo mês de 2012.

Em relação ao arrecadado no mês anterior, a receita tributária registrou queda nominal de -7,68% e queda real de -8,11% refletindo, sobretudo, o decréscimo observado na receita do ICMS, tributo estadual que representa aproximadamente 92,00% da receita tributária.

De janeiro a março, a receita acumulada foi de R$ 1.707,50 milhões, representando aumento nominal de 11,55% ante ao mesmo período do ano anterior. Em termos reais, o crescimento trimestral da receita tributária ficou na ordem de 4,90%. O ICMS e o IPVA se destacaram na receita acumulada trimestral com crescimento nominal superior a 10,00%.

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Servços

A arrecadação de ICMS em março foi de R$ 497,30 milhões. A comparação com o mesmo mês de 2012 revela crescimento nominal de 8,65% e crescimento real de 1,93%. Já em relação ao mês anterior, as variações nominais e reais foram negativas em -8,10% e -8,53%, respectivamente.

Vale notar que a arrecadação decorrente de todas as operações com ICMS apresentou ligeira evolução real frente à arrecadação de março do ano anterior, comportamento que era esperado conforme projeções realizadas pelos técnicos da SEFAZ/AM.

Sob a ótica dos recolhimentos por segmento, o setor comercial apresentou elevação nominal de 7,46% quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. Já o setor industrial revelou elevação de 8,09%, desempenho positivo frente ao constante recuo que vem sendo divulgado na produção industrial nacional, divulgada pela Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. Destaca-se o setor de serviços que avançou 14,88%. Importante observar que todos os segmentos tiveram crescimento acima da inflação oficial que acumula em 12 meses 6,59%.

A receita de ICMS no trimestre foi de R$ 1.567,70 milhões. Em termos nominais, a receita acumulada no trimestre avançou 10,19% em comparação ao mesmo período de 2012. Já em termos reais, o avanço foi de 3,61%. O resultado do índice acumulado em três meses representa uma trajetória ascendente da série ante ao mesmo período do ano anterior.

IPVA, ITCMD E DEMAIS RECEITAS ADMINISTRATIVAS

11/04/2013