AFONSO LOBO É EMPOSSADO

O governador Omar Aziz deu posse na tarde desta segunda-feira, 10, aos novos secretários de Estado de Fazenda, Afonso Lobo, e de Governo, Rebecca Garcia, na sede do Governo do Amazonas.

As posses integram o processo de mudanças no Governo, anunciado no último dia 6 pelo governador. Lobo assume em substituição a Isper Abrahim, que deixa o cargo após nove anos à frente do órgão. Rebecca já se licenciou da Câmara dos Deputados e entra em substituição ao secretário de Governo, George Tasso, que irá assumir a Unidade Gestora do projeto da Cidade Universitária (UG Cidade Universitária).

Afonso Lobo é servidor de carreira da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), onde ingressou através de concurso público, há 23 anos, no cargo de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais. Toda a sua vida profissional foi dedicada ao fisco já tendo sido servidor do fisco Municipal e Federal. O novo secretário é amazonense de Humaitá e formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Lobo é reconhecidamente um dos mais competentes técnicos da Sefaz-AM, tendo participado de todos os momentos relevantes da vida da instituição nos últimos 20 anos. Foi ele que conduziu o processo de revisão e reformulação da Lei de Incentivos Fiscais do Estado, quando exercia o cargo de secretário executivo da Receita. Nessa condição representou o Estado no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e participou ativamente da elaboração dos estudos e na formulação de propostas defendidas pelo Estado nas diversas iniciativas de Reforma Tributária.

O novo secretário acumula longa experiência dentro do órgão já tendo ocupado as funções de presidente do Conselho de Recursos Fiscais, coordenador de Administração Tributária, secretário executivo da Receita e assessor do Secretário de Fazenda. A capacidade de diálogo, de articulação e a competência são qualidades reconhecidas pelos servidores da Sefaz-AM como atributos de Lobo.