PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias


SERVIDORES FAZENDÁRIOS APRENDEM A FICAR COM AS FINANÇAS NO AZUL

Atire a primeira pedra quem nunca ficou com a corda no pescoço com empréstimos em vários bancos, quem estourou o limite do cartão de crédito, quem tornou rotina o uso do cheque especial para quitar as contas do mês?

Emergencialmente para os que estão no fundo do poço e também para aqueles que desejam manter a estabilidade de hoje, no futuro, como aposentado, a Secretaria de Estado da Fazenda promoveu a palestra "Orçamento doméstico - Um plano para a vida", no dia 13, no Centro de Treinamento.

A palestrante Wilkiliane Leite, ex-bancária que tem vasta experiência no ramo de recuperar o sono de endividados com dicas simples e eficientes ensinou aos servidores o bê-a-bá do ordenamento doméstico. A estratégia para a obtenção do equilíbrio entre salário e gastos parte de uma indagação básica: para onde está indo o meu dinheiro?

Wilkliane Leite explicou que os "ralos do orçamento" estão nos pequenos gastos, insignificantes no primeiro momento, mas que por falta de atenção ou mau hábito financeiro se acumulam, tornando-se uma pilha de dívidas. Juros assim como anuidades e taxas bancárias elevadas também causam fortes dores de cabeça e bolso vazio.

Todos esses problemas podem ser evitados com o planejamento minucioso do orçamento doméstico. Calculando tudo com antecedência, inclusive, uma visitinha inocente ao shopping ou uma comilança numa pizzaria, qualquer pessoa pode realizar desejo ou projetos sem extrapolar o saldo da conta corrente.

Pagar à vista é sempre a melhor opção por causa dos descontos e de não ter a preocupação com o pagamento da conta no futuro. Se o parcelamento e as compras a prazo forem inevitáveis, o consumidor precisa procurar a instituição que ofereça os menores juros e não acumular dívidas sobre dívidas. Ter dois, três empréstimos ou financiamentos ao mesmo tempo, tornam difícil a quitação da dívida e inviabilizam novos projetos.

O fazendário Joaquim Rodrigues que após 28 anos de serviço público vai se aposentar, em 2013, assistiu com entusiasmo à palestra porque já estuda alternativas para garantir o bom padrão de vida para a família composta de esposa, dois filhos e um neto a partir do próximo ano. "A gente não precisa comprar tudo o quê vê pela frente. Deve se concentrar naquilo que realmente precisa. Atualmente, obter empréstimos junto a financiadoras é fácil. Pagar é que é difícil. Tendo controle, é possível ter uma vida financeira saudável", ensinou Joaquim Rodrigues.

14/06/2012

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: (92) 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas