SEMESTRE FECHA COM AUMENTO DE 6,14% NA ARRECADAÇÃO

Em uma análise do fechamento do primeiro semestre do ano, o montante da arrecadação com o ICMS fechou em R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 6,14% em relação ao mesmo semestre de 2010. Para o diretor do Departamento de Arrecadação da SEFAZ-AM, Gilson Nogueira, os números estão de acordo com as metas estabelecidas pela Secretaria da Fazenda para 2011.

Em 2010, o Amazonas terminou o ano com um saldo de R$ 5,5 bilhões proveniente da arrecadação do ICMS, um crescimento de 29% em relação a 2009, fazendo com que o Estado alcançasse um patamar histórico nos números da sua receita. Era ano de Copa do Mundo de Futebol e diversos setores da economia amazonense ficaram aquecidos pela demanda produtiva influenciada pelo evento esportivo, principalmente o comércio de televisores e condicionadores de ar. Segundo Nogueira, superar os indicadores de 2010 parecia ser tarefa árdua, mas o crescimento está sendo mantido.

Dessa forma, no primeiro trimestre de 2011, os cofres públicos registraram um saldo de R$ 1,3 bilhão na arrecadação do ICMS, um crescimento de 18,41% em relação ao mesmo período de 2010. Nesse cenário, o segmento do comércio se destacou, obtendo um incremento de 24,56% na sua receita e fechando em R$ 555,5 milhões o primeiro trimestre.

No segundo trimestre, no entanto, o fisco estadual registrou um decremento de 3,71% na arrecadação do imposto, em comparação ao mesmo período de 2010. Para o diretor de arrecadação da SEFAZ, o motivo dessa redução está no desaquecimento do setor industrial, especialmente no pólo de eletro-eletrônicos. "Devemos salientar que as frentes de trabalho foram mantidas e os consumidores preservados. O reflexo disso está nos indicadores de crescimento da arrecadação no comércio, que foi 22,44% maior que no ano passado, e serviços, 16,19% maior", garantiu.

22/07/2011