PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias


GESTÃO DE GASTOS PÚBLICOS É TEMA DE TESE DE DOUTORADO

O ex-Secretário Executivo de Assuntos Administrativos da SEFAZ e auditor fiscal, Dr. Juarez Paulo Tridapalli, teve artigo publicado no livro A Amazônia série de pesquisa: transporte e logística, da Editora da Universidade do Amazonas (EDUA), com edição em português e inglês.

O artigo "Gestão da cadeia de suprimento do setor público", fruto da tese de doutorado de Tridapalli, também foi publicado na Revista de Administração Pública (RAP) da Fundação Getulio Vargas (FGV), que é a mais importante revista científica do setor no Brasil. O texto trata de identificar instrumentos para a boa gestão dos gastos públicos, melhorando a capacidade de investimento e maximização dos serviços essenciais para a população.

O autor teve outras publicações em Congressos Nacionais e Internacionais, como no 4th International Public Procurement Conference, na Coréia do Sul, no Congresso Internacional de Administração (Ponta Grossa/PR), Congressos de Administração da ANPAD e Congresso de Gestão Patrimonial em Pequim, na China.

Para ler o artigo na íntegra, acesse: www.scielo.br/pdf/rap/v45n2/06.pdf

Resumo: Todos os governos estão sendo submetidos a restrições orçamentárias, a fazer mais com menos e a sociedade está exigindo mais transparência, justiça e equidade nos contratos públicos. Todo esforço governamental para melhoria da qualidade dos gastos correntes com bens e serviços utilizados no setor público deve passar pela modernização da gestão da cadeia de suprimento. Na maioria dos casos, este esforço resume-se à parte do processo, como os sistemas de compras. Está demonstrado que existe enorme potencial de modernização em outras fases do processo logístico, como a gestão de estoques, engenharia de padronização e especificação de bens e serviços, gestão de contratos e gestão de fornecedores. Isso é relevante na administração pública, pois os gastos com compras de bens de serviços podem representar até 36% dos orçamentos das unidades governamentais. Assim, cabe ao poder público desenvolver técnicas ou adaptá-las da iniciativa privada e incorporá-las à gestão pública para aumento da eficiência e eficácia destes gastos.

13/06/2011

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: (92) 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas