SEFAZ DISSEMINA EDUCAÇÃO FISCAL EM COARI

Dando continuidade à parceria entre a Secretaria da Fazenda e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL), os servidores da SEFAZ Augusto Bernardo Cecílio, Neiraldo Dixo e Dhelio Costa estiveram em Coari, nos dias 30 e 31 de maio, para a realização de dois seminários sobre Educação Fiscal e Documentos Fiscais Eletrônicos voltados para gestores de órgãos públicos, empresários e contadores da localidade. Em reunião com o prefeito do município e o seu secretariado, o Grupo de Educação Fiscal entregou um documento modelo que cria e implanta o Programa de Educação Fiscal em Coari através de decreto.

"A nossa preocupação é com a melhoria e o estreitamento das relações entre fisco e sociedade, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Educação Fiscal. A partir desses seminários, mostramos a importância do despertar da consciência Tributária e informamos os mecanismos que possibilitam a correta aplicação e a posterior fiscalização dos tributos arrecadados pelo Estado", afirmou o coordenador do Programa de Educação Fiscal no Amazonas, Augusto Bernardo Cecílio.

O ciclo de palestras teve início no mês de maio no município de Tefé. Até setembro, terá passado por mais oito municípios do interior do estado: Presidente Figueiredo, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Maués, Humaitá, Manacapuru e Barcelos.

Em Tefé e Coari, os servidores da SEFAZ também fizeram visita aos gerentes da Caixa Econômica Federal e obtiveram o comprometimento de que a Caixa tomará as providências necessárias para a implementação da certificação digital, essencial à utilização da NFe.

Outras duas ações realizadas pelo Grupo de Educação Fiscal nos municípios visitados foram as palestras ministradas junto aos gestores escolares e professores da rede pública estadual e municipal, aos presidentes das APMC, e as visitas de sensibilização junto às autoridades locais.

Segundo a FCDL as palestras alcançaram um público de 283 pessoas nas quatro noites em que foram realizadas, além de cerca de 150 educadores. No Amazonas, a SEFAZ coordena o Programa de Educação Fiscal em parceria com a SEMED, SEMEF, SEDUC e Receita Federal.

09/06/2011