Em Boca do Acre, Sefaz conclui nova etapa de projeto voltado para o interior

O projeto Sefaz em Ação contou com uma série de encontros, palestras e reuniões com autoridades, representantes do setor produtivo, estudantes e público em geral

Estreitar os laços entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a população do Amazonas e o poder público local, com apoio das agências e postos da pasta no interior, é o principal objetivo do projeto Sefaz em Ação, que acaba de cumprir mais uma etapa no município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus).

A segunda cidade visitada do projeto, que já passou por Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), no Alto Solimões, contou com uma série de encontros, palestras e reuniões com autoridades, representantes do setor produtivo, estudantes e público em geral.

Entre os temas debatidos nas palestras, estão: os serviços da secretaria no interior do estado; a importância da regularização fiscal e da arrecadação tributária, que tem impacto direto nos repasses aos municípios do interior; a importância da educação fiscal para a conscientização sobre a aplicação social dos tributos; e os canais de contato do público da Sefaz por meio da Ouvidoria Fazendária.

A chefe da agência da Sefaz em Boca do Acre, Regina Barbosa, atribuiu as atividades do projeto Sefaz em Ação à necessidade de trazer uma maior consciência ao contribuinte sobre o papel do cidadão no desenvolvimento dos municípios.

“Boca do Acre recebeu com muita alegria esta ‘jornada de conhecimento ao cidadão’ que é Sefaz em Ação. Foi essencial para aproximar mais os cidadãos das atividades da secretaria, além de esclarecer, por meio do projeto de Educação Fiscal e Nota Fiscal Amazonense, que as ações conscientes do contribuinte são essenciais no desenvolvimento e crescimento do município”, declarou.

O chefe da Gerência de Arrecadação de Unidades Descentralizadas (Gard), Joel Brito, destacou o sucesso de mais uma etapa do projeto Sefaz em Ação. “Sucesso de público, com participação de artesãos, estudantes, empresários, produtores rurais e público geral. Eu me sinto muito feliz de poder dirimir as dúvidas que apareceram e ajudar a população local a compreender melhor a legislação tributária”, disse.

O coordenador do Núcleo de Educação Fiscal, Augusto Bernardo Cecílio, que trouxe reflexões sobre a importância social do tributo e falou da Campanha Nota Fiscal Amazonense, coordenada por ele, destacou a variedade de ações promovidas no âmbito do projeto.

“Cumprimos todas as etapas que nos propomos a realizar. Além do seminário, fizemos reuniões na Prefeitura e na Câmara Municipal de Boca do Acre, aproximando a Sefaz ainda mais do município, assim como reuniões com o setor produtivo local”, destacou Augusto, citando a parceria também com o Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas, que acompanhou a Sefaz nas ações.

“O Projeto Sefaz em Ação está encerrando suas atividades no município de Boca do Acre com pleno êxito”, declarou também a ouvidora da Sefaz, Ellen Patrícia, ressaltando o papel da ouvidoria no projeto. “A Ouvidoria informou os meios mais eficientes de registrar reclamações, sugestões, solicitações de informação e elogios aos setores e serviços fazendários. Essa iniciativa é um marco positivo na atual gestão fazendária”, concluiu.

FOTO: Divulgação / Sefaz

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM): 2121-1607

18/04/2023