Sefaz participa da segunda edição dos Seminários Nacionais de Ouvidoria

A chefe da Ouvidoria Fazendária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Ellen Patrícia Nogueira da Costa, participou na última semana da segunda edição dos Seminários Nacionais de Ouvidoria, evento que aconteceu entre durante os dias 14 e 15 de junho.

Ocorrido no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), reuniu ouvidores, servidores de ouvidorias e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, Estadual e Federal de vários estados do País, para discutir temas atuais e de grande relevância para o aprimoramento das ouvidorias públicas de toda a Federação.

A Ouvidoria deve a principal linha de conexão entre a população e as instituições. É um serviço aberto ao cidadão para fazer denúncias, reinvindicações, assim como sugestões e elogios referentes aos diversos aos bens e serviços disponíveis à população.

Um dos palestrantes do Seminário, o ouvidor-geral da União da CGU, Valmir Gomes Dias, destacou que a Rede Nacional de Ouvidorias é composta por uma diversidade de instituições, com ouvidorias de vários portes, entes e poderes, fatores que agregam muito nas discussões.

“Precisamos cuidar das demandas que nos são apresentadas de forma individual, com suas particularidades e regionalidades, porém não podemos nos descuidar de transformá-las em soluções de interesse coletivo. Por isso a constante necessidade de compartilhar boas práticas”, ressalta Valmir Dias.

A Rede Nacional de Ouvidorias é um fórum de integração das ouvidorias públicas, em busca da consolidação de uma agenda nacional de ouvidoria pública e participação social, e para a garantia dos direitos dos usuários de serviços públicos.

“Sabemos que a Rede Nacional conta com quase duas mil instituições desenvolvendo o trabalho de ouvidoria e atendimento à população. Por isso, encontros como esse são oportunidades valiosas de compartilhar informação e discutir casos concretos a nível nacional”, detalha a ouvidora.

Fonte: ASSECOM Controladoria-Geral do Município de Campo Grande/MS

20/06/2022