PRÊMIO DE EDUCAÇÃO FISCAL INSCREVE NA CATEGORIA TECNOLOGIA

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal está chegando com novidades em sua 8° edição. Com o objetivo de modernizar a premiação e alcançar um público ainda maior, a Febrafite, em parceria com a Secretaria da Receita do Brasil (SRFB), a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), resolveu incluir dentre as categorias existentes, além de escolas, instituições e imprensa, a área de "Tecnologias" na premiação, que passou a valer a partir desse ano. O prazo para as inscrições na categoria ocorre até o dia 10 de outubro pelo site www.premioeducacaofiscal.org.br.

A categoria de "Tecnologia" é destinada a amadores, profissionais e organizações da iniciativa pública, privada ou do Terceiro Setor. Serão aceitos projetos que desenvolvam ou financiem o desenvolvimento de aplicativos, jogos e programas para computadores ou dispositivos móveis, aplicados ou destinados à Educação Fiscal.

Os temas desses projetos devem abranger conceitos tributários básicos e a função social dos tributos, atuação do Fisco no Estado Brasileiro, combate à sonegação e corrupção fiscal, importância da nota e do cupom fiscal, acompanhamento das contas públicas, controle social, transparência e qualidade dos gastos públicos, preservação do patrimônio, combate ao vandalismo, entre outros.

A importância da nova categoria

Para o coordenador do Programa de Educação Fiscal do Amazonas e Auditor Fiscal da Sefaz, Augusto Bernardo Cecílio, a importância dessa categoria é fazer com que a educação fiscal chegue aos alunos e à comunidade de uma forma mais agradável e simpática. "O propósito é ensinar através de ferramentas que tenham o objetivo de prender a atenção dos mais jovens e com o uso das novas tecnologias que estão à disposição em smartphones e computadores. Dessa forma, eles poderão aprender usando esses aplicativos, que é uma maneira de atrair esse público e ajudar na formação de um país mais justo e informado", diz.

A iniciativa é uma ação da Federação de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com a Secretaria da Receita do Brasil (SRFB), a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef) e o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda e de Entidades Regionais afiliadas.

Informações no Núcleo de Educação Fiscal da Sefaz: 2121-1732/1689

04/09/2019