CORREGEDORIA DA SEFAZ PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE ASSÉDIO MORAL NO TRT11

A equipe da Corregedoria da Secretaria de Estado de Fazenda participou na última sexta-feira do 1º Seminário sobre Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho, no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus.

A corregedora da Sefaz, Elane Belota, e os servidores que atuam na Corregedoria, Celio Cruz, Terezinha Cadais, Elvys Benayon e Elma Barbosa participaram do evento, que discutiu as condutas abusivas nas relações de trabalho.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Ouvidor-Geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Cláudio Mascarenhas Brandão, proferiu a palestra  ““Números do Assédio Moral na Justiça do Trabalho: O papel das Ouvidorias”.

Outra palestrante de peso foi a ministra do TST, coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro do CSJT, Delaíde Alves Miranda Arantes, que abordou o tema “A mulher e o assédio moral”.

O seminário foi realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), a Corregedoria Regional, a Escola Judicial da Justiça do Trabalho da 11ª Região e o Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Superior Eleitoral.

Números

No ano passado, a Justiça do Trabalho recebeu mais de 56 mil ações em todo o país envolvendo assédio moral. No âmbito do TRT11, em 2018 foram ajuizadas 633 ações sobre esta temática nos estados do Amazonas e de Roraima.

Os números do TRT11 apurados no período de janeiro a abril deste ano, já apontam 143 ações sobre assédio moral iniciadas em 2019. Os casos mais comuns denunciam humilhações, agressões verbais e cobranças excessivas para cumprimento de metas no trabalho.

Texto: Assessoria de Comunicação da Sefaz e Assessoria de Comunicação do TRT11 (AM/RR)

03/06/2019