ALEX DEL GIGLIO, FUNCIONÁRIO DE CARREIRA DA SEFAZ, É EMPOSSADO PELO GOVERNADOR WILSON LIMA

Em cerimônia de posse do novo secretariado do governo do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (2), na sede do governo, Zona Oeste de Manaus, foi empossado o novo secretário de Fazenda do Estado do Amazonas. Alex Del Giglio é funcionário de carreira da secretaria onde ingressou no cargo de Técnico de Arrecadação em 2006. Graduado em Economia pela USP, com especialização em finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem pela frente o desafio de equilibrar despesas e receita.

Em discurso na posse de grande parte dos 51 nomes que compõe o primeiro escalão do Poder Executivo, o governador Wilson Lima ressaltou que a secretaria terá papel fundamental na recuperação econômica do Amazonas. Segundo dados do relatório elaborado pela equipe de transição e apresentados à imprensa pelo governador Wilson Lima, hoje, foi detectado déficit orçamentário estimado em R$ 1,5 bilhão.

Neste mês de janeiro, todos os secretários analisarão os contratos das suas respectivas pastas a fim relacionar os serviços que foram efetivamente prestados e elaborar uma lista de pendências financeiras, que deverão ser repassadas ao governador e, futuramente, ao secretário de Fazenda para liquidação.

Os contratos que apresentarem inconsistências deverão ser encaminhados para a Controladoria Geral do Estado (CGE) para avaliação de legalidade, órgão que será ocupado por Alessandro Moreira da Silva, outro colega fazendário cujo profissionalismo foi reconhecido pelo governador Wilson Lima.

O novo secretário de Fazenda defendeu um plano integrado de austeridade a fim de promover o equilíbrio financeiro do Estado em benefício da população. “Vai ser uma tarefa bastante difícil: fazer um plano de austeridade, avaliar todos os contratos, verificar todas as prioridades, para que possamos colocar as contas em ordem, (para) que os fornecedores sejam pagos numa cronologia adequada. Somente após estes ajustes conseguiremos avançar nas demandas. O cidadão, na ponta, é que vai ser o grande beneficiado”, declarou Del Giglio.

Perfil

Alex Del Giglio é doutorando em Administração pela EAESP/FGV, mestre em Administração pela EBAPE/FGV, tendo curso de extensão em finanças pela École Supérieure de Commerce de Bordeaux/França e graduação em Ciências Econômicas pela USP.

Texto: Felipe Wanderley

Foto: Cristovão Nonato