Combate ao Aedes aegypti reconhecido pela FVS

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) entregou para a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) uma placa de reconhecimento pela formação de brigada para combater o mosquito Aedes aegypti nas dependências das unidades fazendárias assim como conscientizar os servidores sobre as precauções para evitar a formação de criadouros.

A formatação de grupo de trabalho, que inclui servidores e terceirizados segue o Decreto n⁰ 36.640 assinado pelo governador José Melo que determinou a formação e atuação permanente de brigadas em todos os órgãos públicos estaduais para impedir o surgimento do transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Uma vez na semana, a brigada fazendária visita quatro prédios da Sefaz/AM, localizados nos bairro do Aleixo e São Francisco vistoriando as salas e orientando os colegas de trabalho para não deixar nenhum recipiente com água parada. "Retiramos focos de larvas  de dentro das calhas que escoam a água da chuva, lixeiras e até de um copo plástico, em que uma funcionária cultivava uma planta no ambiente de trabalho", pontuou Jefferson Santos, coordenador da brigada.

Na inspeção desta última terça-feira, 1, a brigada localizou um vaso sanitário com água dentro de uma torre que foi desativada há alguns meses. Os ambientes com água parada por mais de uma semana são o local ideal para o desenvolvimento das larvas, que posteriormente, se transformam em minúsculos mosquitos, entre 5 e 7 mm, que propagam as doenças rapidamente. Uma limpeza no banheiro eliminou o risco.

O  chefe do Departamento Ambiental da FVS reforçou que os procedimentos devem ser incorporados à rotina institucional a fim de garantir a segurança de todos. "Em 2015, foram registrados no país mais de 800 óbitos em decorrência da dengue. Muitos dos que morreram eram jovens e idosos. O trabalho que vocês desempenham faz a diferença no êxito das medidas de precaução. Os brigadistas salvam muito mais vidas do que qualquer médico em consultório", agradeceu Cristiano Fernandes.

03/03/2016