PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias


Instituições usam prêmio para a melhoria dos serviços prestados à sociedade

Pestalozzi foi indicada por dois ganhadores do sorteio da Nota Fiscal Amazonense

A Sociedade Pestalozzi do Amazonas, localizada no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus, foi uma das contempladas com a premiação em dinheiro do primeiro sorteio mensal da campanha Nota Fiscal Amazonense. No total, a Pestalozzi vai receber a quantia de R$ 20 mil.

A instituição atende cerca de 150 alunos com deficiência mental, de 4 a 60 anos. No momento, as atividades estão em recesso por conta da reforma da estrutura da escola, que visa melhor acessibilidade e qualidade de ensino aos alunos matriculados. 

A diretora Célia Matos, que há mais de 20 anos dedica-se a Pestalozzi, conta que ficou surpresa com a indicação de dois ganhadores da Nota Fiscal Amazonense para que a instituição fosse beneficiada com os prêmios destinados a organizações não governamentais que realizam trabalhos sociais.

“Veio em boa hora! Não há outra expressão para demonstrar a alegria que estamos sentindo. O dinheiro vai ser revertido na compra de armários e mesas para os professores nas salas de aula”, declarou.

Célia contou ainda que promoveu reunião com os pais e responsáveis dos alunos para orientar sobre a campanha da Sefaz e pediu que todos indicassem a Pestalozzi ao fazer o cadastro.

Desde 1978, os alunos matriculados na instituição contam com apoio pedagógico, psicológico e fisioterapêutico, visando a melhorias para pessoa com deficiência, além de fortalecer os vínculos familiares e convivência na sociedade. 

A Pestalozzi Amazonas localiza-se na avenida Governador Danilo de Matos Areoza, 300, Distrito Industrial. A população pode fazer a doação de dinheiro ou alimentos – perecíveis e não perecíveis, ligando para o número (92) 3237-3559. 

Prêmio da Nota Fiscal Amazonense irá custear trabalho pedagógico na AMA

“Sou Gabriel, aluno monitor do AMA. Sou muito importante aqui. Bom dia. Qual o seu nome”. Essa apresentação simples e calorosa é feita por um jovem de 18 anos, que há uma década participa das atividades vivenciais desenvolvidas pela Associação de Amigos do Autista do Amazonas. Logo que chegou, o menino portador de autismo severo tinha o hábito de quebrar tudo a volta dele, por ficar apenas dentro de casa, protegido pela família e longe do convívio social.

As atividades de equoterapia, hidroterapia, psicomotoras, motoras, sensoriais, pedagógicas, teatrais, musicais e de informática contribuíram para expandir o universo de Gabriel, tornando-o sociável a partir do aprendizado de comportamentos aceitáveis, mas o jovem não é o único a se beneficiar do trabalho desempenhado pela Associação. Atualmente, a AMA atende, gratuitamente, 40 crianças (jovens e homens com 10, 15, 30 anos de idade cronológica, mas que, mentalmente, não passam de 8 anos).

As conquistas nesta entidade não governamental e sem fins lucrativos acontecem progressivamente, porém no mesmo ritmo desse distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento na interação social, comunicação  assim como apresentação de comportamento restrito e repetitivo.

A evolução lenta ocorre sob a sua supervisão de uma enorme equipe multidisciplinar composta de professores, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, odontólogo, médico, fonoaudiólogo e vários profissionais de apoio.

O presidente de honra da AMA, Edmando Saunier de Albuquerque recebeu com alegria a notícia de que dois ganhadores da campanha Nota Fiscal Amazonense reconheceram a relevância da instituição e a indicaram para receber prêmios em dinheiro, que somados contabilizam R$ 6 mil. “Firmamos convênios com o Estado e Prefeitura que custeiam parte dos gastos com a equipe. Essa quantia da campanha vai contribuir para o pagamento do salário do motorista do ônibus que pega e deixa as crianças em casa, da cozinheira, além de nos ajudar com a aquisição do material para limpar a piscina, compra de produtos para a merenda e alimentação do casal de cavalos”, esclareceu o presidente.

Edmando espera que mais pessoas continuem lançando o CPF na nota e indicando a AMA como beneficiária. O gesto solidário irá contribuir para a realização de um sonho acalentado por esse homem que há mais de três décadas dedica noite e dia para melhorar a vida dos portadores desse distúrbio.

“Desde que nasceu meu filho Edinho, há 33 anos, eu luto para encontrar formas de ajudá-lo. A minha luta começou para a obtenção do diagnóstico de autismo, que não existia em Manaus naquela época, até o estudo aprofundado em vários países para a identificação de métodos eficientes para o amplo progresso de todos em atividades individualizadas e coletivas. Chegamos numa fase em que estamos preparando três crianças para ingressarem no mercado de trabalho. Não podemos parar. Todos os recursos serão bem-vindos para garantir que eles sejam independentes e conquistem a liberdade que tanto sonham”, finalizou Edmando.

A AMA Amazonas localiza-se na estrada do Puraquequara, ramal da Bela Vista. A população pode fazer a doação de dinheiro ou alimentos – perecíveis e não perecíveis, ligando para o número (92) 99116-3091. 

14/09/2015

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: (92) 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas