PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias


Estado mantém contas em dia e programa de investimentos mesmo com queda na arrecadação

O secretário de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), Afonso Lobo, fez um balanço, nesta quinta-feira, 2 de julho, sobre o desempenho da arrecadação e a situação financeira do Amazonas no primeiro semestre deste ano. O secretário avaliou que, apesar da crise econômica que atinge o País, o Estado tem conseguido cumprir os compromissos e manter um forte programa de investimentos.

"O Amazonas é um dos cinco Estados, das 27 unidades da Federação, que estão cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Isso se deve à reforma administrativa promovida pelo governador do Amazonas, José Melo, e a racionalização dos gastos e processos que estão melhorando a eficiência do serviço público”.

Segundo o Secretário, o governador se antecipou à crise e teve a coragem e firmeza para implementar a reforma administrativa, além de renegociar contratos de fornecimento. “O governador está buscando otimizar o investimento, procurando fazer render melhor o dinheiro público. O barco do Amazonas tem quilha e navega com segurança”, destacou ele.

Afonso Lobo informou que o Governo do Estado está em dia com o pagamento de pessoal e fornecedores e mantém um amplo programa de investimentos, que inclui, entre outras obras, a duplicação da rodovia AM-070, a conclusão da Avenida das Flores, as obras dos anéis viários Sul e Leste e o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Além disso, destaca o secretário, o governo também renovou a frota de viaturas do sistema de segurança pública.

Perdas na arrecadação

Nos primeiros seis meses deste ano, o Amazonas perdeu R$ 300 milhões com a redução da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal tributo recolhido pelo Estado, o que correspondeu a uma perda de 5,8% em relação ao contabilizado em igual período de 2014. De acordo com o secretário, o principal responsável pela redução foi a queda da atividade industrial, que chegou a 18,20% nos primeiros quatro meses de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia mais

02/07/2015

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: (92) 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas