Comenda reconhece história de vida e profissional de Afonso Lobo em prol do serviço público

Um reconhecimento à história de vida e à dedicação ao serviço público. Essa foi a tônica dos discursos na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) nesta quarta-feira (dia 17), em homenagem ao Secretário de Estado da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo. O secretário recebeu, no plenário da Casa legislativa, a medalha Ruy Araújo, a mais importante comenda concedida pela instituição. A solenidade também foi prestigiada pelo vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira.

Com 26 anos de carreira na fazenda estadual, Afonso Lobo também atuou no serviço público municipal (Semef) e federal (Receita Federal), em Manaus. Natural do município de Humaitá, Afonso Lobo veio cedo para a capital do Amazonas para dar sequência aos estudos, onde formou-se em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Hoje é um dia feliz, de muita emoção por estar recebendo esta homenagem em meu Estado, e sei que é em reconhecimento a minha dedicação, o meu trabalho em prol do serviço público”, destacou Afonso Lobo, que agradeceu a propositura da honraria. “Nesse sentido, agradeço a indicação de meu nome a tão honrada medalha pelo deputado Belarmino Lins”.

Primeiro vice-presidente da ALE-AM, Belarmino Lins fez questão de ressaltar que a proposição da homenagem era dele, mas aprovada por todos os demais parlamentares estaduais. “Esta é uma homenagem justa, que destaca o trabalho e a história de vida de alguém que lutou, buscou vencer pela dedicação aos estudos e que hoje comanda uma das mais importantes pastas do Governo do Amazonas”.

O presidente da Assembleia, deputado Josué Neto, endossou o discurso de Lins e lembrou a origem da medalha Ruy Araújo. “Essa é a mais importante comenda que podemos conceder e é dada a pessoas públicas, de conduta política exemplar que refletem em benefícios ao convívio coletivo. Portanto, nada mais justo que entregá-la ao secretário Afonso Lobo”.

A Medalha do Mérito Legislativo Ruy Araújo foi instituída por intermédio da Resolução Legislativa nº 105, de 18 de maio de 1981. Ela nasceu da aprovação do Projeto de Resolução Legislativa nº 1, de 13 de março de 1981, apresentado à ALE-AM pela então deputada estadual Socorro Dutra Lindoso.

Falando em nome de todos os seus pares, o deputado estadual Ricardo Nicolau destacou a importância de se valorizar as pessoas da terra, que lutam, batalham e se tornam exemplo. O presidente do Tribunal de Constas do Estado (TCE), Josué Filho, ressaltou a carreira profissional vitoriosa de Afonso, a sua história de vida de luta e disse que ele está hoje no comando da fazenda estadual num momento de crise econômica das mais graves, mas que a experiência lhe ajudará a conduzir a fazenda estadual com êxito, como tem feito até aqui.

17/06/2015