PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias


BID avalia projetos que o banco financiou no Amazonas

Integrantes do Governo do Estado do Amazonas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) participaram do seminário de encerramento do Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal para a Melhoria da Prestação de Serviços Públicos do Estado do Amazonas (Proconfis/AM), realizado nesta quinta-feira (11), na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM).

Durante o evento, os participantes fizeram uma avaliação do resultado dos projetos que obtiveram êxito no Estado. “De acordo com a equipe do BID, a avaliação foi extremamente positiva. Esse foi um dos projetos mais exitosos que o banco já desenvolveu com os Estados Brasileiros”, afirmou o secretário da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo.

O secretário destacou que o apoio financeiro da instituição foi fundamental para o desenvolvimento de projetos como melhorias na parte de compras governamentais, implantação da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e segurança cidadã com o programa “Ronda no Bairro”, além da redução do tempo de tramite de processos na dívida ativa, órgão da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Para Cristina Macdowell, chefe de equipe do BID, o projeto obteve um grande sucesso. 80% dos resultados previstos foram alcançados. “O Estado está buscando sua sustentabilidade fiscal mantendo as taxas de investimento e racionalização dos gastos públicos por custeio, essa era a principal meta. O projeto deveria encerrar no final de 2015, mas a antecipação não comprometeu as metas projetadas”, afirmou.

José Barroso Tostes, Especialista Líder em Gestão Fiscal do BID, pontuou que o Proconfis obteve inúmeros avanços dentro da área fazendária com incremento da arrecadação própria do Estado, além da melhoria da qualidade dos gastos com economia decorrente de medidas de controle assim como melhor aplicação dos recursos. Na segurança pública, a criação de novas formas de atuação propiciou a diminuição no indicador final de resultados na área, como a redução no número de homicídios.

O Seminário contou com a participação do secretário da Fazenda, Afonso Lobo, da chefe da comitiva do BID, Cristina Macdowell, do líder em gestão fiscal do BID, José Barroso Tostes, e de servidores das secretarias da Fazenda (Sefaz/AM), de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Administração e Gestão (Sead), Segurança Pública (SSP) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

11/06/2015

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: (92) 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas