PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias


APOSENTADOS E PENSIONISTAS QUE NÃO SE RECADASTRAREM PODEM TER O BENEFÍCIO SUSPENSO

O Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev) iniciou neste mês de janeiro campanha de recadastramento para regularizar a situação de sete mil aposentados e pensionistas dos poderes Executivo e Legislativo que esqueceram de atualizar os dados em 2014.

A Amazonprev tem cadastrado cerca de 24 pessoas, sendo que seis mil são pensionistas. Anualmente, essas pessoas devem atualizar os dados a fim de garantir a continuidade dos depósitos em suas respectivas contas correntes. No ano passado, aproximadamente sete mil não promoveram a devida atualização, o que as deixam sujeitas a suspensão do benefício.

Para evitar transtornos, o Fundo previdenciário concedeu uma nova oportunidade de cadastramento, que encerra na data do aniversário de cada segurado. A Amazonprev adotou esse controle após detectar inúmeros casos de parentes ou representantes legais que continuavam recebendo os benefícios, mesmo após a morte do segurado.

O recadastramento pode ser feito na sede da Amazonprev, localizada na Av.Visconde de Porte Alegre, Centro, nos horários de 8h às 11h30 e de 13h às 16h30. Quem mora na Zona Norte ou nas proximidades dessa região pode optar pelo Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da Cidade Nova que funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para os residentes nos municípios do interior, a atualização pode ser feita na unidade da Secretaria de Educação (Seduc) daquela localidade.

O órgão também disponibiliza a opção via internet. Na página da Amazonprev,  www.amazonprev.am.gov.br, o interessado baixa o formulário para o preenchimento. O documento deve se reconhecido no cartório juntamente com as cópias de identidade, CPF e enviado ao Fundo Previdenciário via correios.

Os segurados residentes em Manaus com dificuldade de deslocamento ou com idade a partir de 70 anos podem agendar a atualização em domicílio pelos telefones: 3627-3400, 3627-3412, 3627-3421 ou pelo email: amazonprev@amazonprev.am.gov.br.

O recadastramento feito por procuradores, além da documentação do segurado, deve conter a procuração registrada em cartório com prazo de validade de seis meses.

Critérios para a aposentadoria

Este benefício é dado a qualquer pessoa que tenha idade mínima de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres ou que tenha tempo de serviço exigido (35  anos para homens e 30 anos para mulheres). Quem trabalhou a vida inteira e não possui registro na Carteira de Trabalho, não tem direito de receber a aposentadoria. A única exceção é para os trabalhadores rurais e os pescadores artesanais.

Em 2013, 17 funcionários da Secretaria de Fazenda do Amazonas se aposentaram. Em 2014, nove passaram a receber o benefício.

 

27/01/2015

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: (92) 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas