SEFAZ investe em redundância de comunicação com fibra ótica.

A Secretaria de Estado da Fazenda implantou uma nova rede de fibra ótica que interliga a instituição ao prédio da Prodam no bairro da Praça 14, possibilitando a ampliação dos serviços e reduzindo a possibilidade de interrupção, principalmente, nos serviços de desembaraço e atendimento ON-LINE por períodos prolongados.

O investimento na fibra aérea com 3 km de extensão, como suporte a fibra subterrânea, em funcionamento há mais de 14 anos, faz parte do planejamento com o intuito de garantir a continuidade do fluxo de operações internas e externas, mesmo que ocorra um eventual problema.

A nova fibra apresenta  inúmeras vantagens, como maior capacidade de tráfego de informação e confiabilidade por ter sido confeccionada com recursos tecnológicos modernos. A velocidade é 10 vezes superior a anterior que, agora, tornou-se alternativa para o fluxo de operações quando a fibra aérea não estiver operando.

Este investimento possibilitará também a execução de um projeto maior em 2010 que é a duplicação de informações, gerando um backup de segurança automático. A Sefaz e a Prodam definiram que operarão em sintonia para garantir a segurança dos dados que estão sob suas guardas. Para isso, irão implementar uma solução de Site Backup onde os dados da Sefaz serão replicados para a PRODAM e vice-versa.

Um site de backup é um local para onde uma organização pode facilmente transferir suas operações após um desastre, como incêndio, inundação, panes de grandes proporções ou outros eventos que acarretem em parada total ou parcial de suas atividades. Esta é uma parte integrante do plano de recuperação de desastres e continuidade de negócios de uma organização.

ACIDENTE ATESTA EFICIÊNCIA DA FIBRA ÓTICA

Na segunda-feira, dia 7, um caminhão derrubou um poste na esquina da Rua Recife com Teresina. O acidente levou ao rompimento da fibra, paralisando o fluxo de informação entre SEFAZ e PRODAM.

A falha na comunicação foi detectada e, em menos de meia hora, a rede de fibra ótica alternativa entrou em funcionamento o que permitiu a continuidade dos serviços nos postos e unidades da Secretaria que faziam atendimento no dia do ponto facultativo, decretado pelo Estado e  os usuários tiveram o mínimo de perda com a interrupção.

15/12/2009