ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA DO AMAZONAS SE APROXIMA DE R$ 3 BILHÕES NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

A arrecadação tributária no Amazonas alcançou praticamente R$ 3 bilhões (exatos R$ 2,94 bilhões) no primeiro quadrimestre deste ano. O resultado, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), representa crescimento nominal de 25,27% em relação ao contabilizado no mesmo período de 2013, de R$ 2,35 bilhões, e um aumento real (descontada a inflação) de 18,30%.

Em abril passado, a receita tributária, que corresponde ao recolhimento de impostos estaduais e taxas, somou R$ 694,10 milhões, valor R$ 7,88% superior aos R$ 643,41 milhões registrados em abril do ano passado.

O secretário de Estado da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo, explica que as receitas próprias recordes no primeiro quadrimestre desse ano refletem o aumento da produção do Polo Industrial de Manaus (PIM). ?Nesse período, a indústria trabalhou intensamente para atender aos pedidos do comércio, estimulado pela Copa do Mundo de Futebol, principalmente de aparelhos televisores?, destaca o secretário.

Segundo Afonso Lobo, o Estado deve continuar registrando receita tributária acima da verificada em 2013 pelo menos até o próximo mês de junho, quando o comércio ainda estará faturando com as vendas motivadas pelo evento esportivo internacional.

Do valor apurado em abril passado (R$ 694,10 milhões), R$ 623,54 milhões foram em Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). ?Sozinho, o imposto responde por 92% da receita tributária?, explica a Chefe do Departamento de Arrecadação da Sefaz-AM, Karen Monteiro.

Segundo Karen, do total registrado no primeiro quadrimestre de 2014, R$ 2,71 bilhões foram em ICMS, ante R$ 2,16 bilhões de janeiro a abril de 2013. Em valores absolutos, o ganho para o Amazonas foi de R$ 549,64 milhões.

Considerando os setores econômicos, a indústria contribuiu com R$ 331,56 milhões do total arrecadado com o ICMS em abril desse ano. Junto ao comércio, o fisco estadual apurou R$ 238,27 milhões com o mesmo tributo no mês passado. Já o setor de serviços respondeu por R$ 62,71 milhões do ICMS no quarto mês desse ano. Clique aqui para ler matéria na integra.

15/05/2014