GOVERNO DO AMAZONAS INAUGURA EM PERNAMBUCO O TERCEIRO ENTREPOSTO DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS

Os governos do Amazonas e de Pernambuco inauguraram, nesta quinta-feira, 20 de março, o terceiro entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) no País. Depois de Resende (RJ) e Uberlândia (MG), agora as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) poderão armazenar suas mercadorias no entreposto do município pernambucano de Ipojuca. Com os novos armazéns, as fábricas de Manaus ganham agilidade na distribuição de seus produtos na região Nordeste.

De início, informa o secretário executivo da Receita da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), Jorge Jatahy, a Bertoline Armazéns Gerais (BAG) está disponibilizando uma área de armazenagem de 20 mil metros quadrados, mais pátio para a movimentação de cargas. Segundo o secretário executivo, que representou o Governo do Amazonas na solenidade de inauguração do entreposto, a fábrica de baralhos Copag já está apta a operar no novo entreposto.

"Com esse mais novo entreposto, as fábricas do Polo Industrial de Manaus ganham vantagem logística, o que fortalece a competitividade de nosso parque industrial. A expectativa é que empresas do polo de duas rodas e outras que já operam nos demais entrepostos também atuem aqui", destaca Jorge Jatahy. Além dele, a inauguração contou com representantes da prefeitura local e do Governo de Pernambuco. O vereador Elias Emanuel representou a Câmara Municipal de Manaus.

Além de proporcionar uma vantagem logística para as fábricas do PIM, os entrepostos contribuem para o desenvolvimento da economia dos municípios e Estados onde estão instalados. Isso porque geram empregos, atraem empresas de transporte e geram impostos municipais e estaduais, como o Imposto sobre Serviços (ISS) e o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). E com essa contrapartida, o modelo ZFM também ganha aliados fora do Amazonas.

Projeto de sucesso - O primeiro entreposto da Zona Franca de Manaus foi instalado em Resende e iniciou suas operações em 2001. O segundo foi o de Uberlândia, com início de atividades em 2010. Por intermédio desses armazéns, os fabricantes atendem, principalmente, os mercados consumidores do Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
No ano passado, a Sefaz Amazonas registrou envio de R$ 240,289 milhões em mercadorias para o entreposto de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Também em 2013, R$ 760,339 milhões em produtos foram remetidos das fábricas de Manaus para o entreposto de Uberlândia, em Minas Gerais.

21/03/2014