NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FISCAL REALIZA PALESTRA PARA ALUNOS DA SEMED

O Núcleo de Educação Fiscal (NEF) da Secretaria de Estado da Fazenda iniciou o cronograma de 2014 de difusão dos conceitos de cidadania com a realização de palestra, na última quinta-feira, 27, para alunos da Escola Municipal Armando de Souza Mendes, localizada no bairro São José III, sobre preservação do patrimônio público.

A Escola Armando Mendes convidou o NEF para contribuir com o programa institucional de combater a destruição dos materiais didáticos assim como o vandalismo. "Desde a fundação da escola em 1986, enfrentamos sérias dificuldades para garantir a manutenção do espaço físico. As paredes e muros eram pichados ou sujos com frequência. Além disso, os livros, ao final do ano, não podiam ser reutilizados no ano seguinte devido ao alto grau de depreciação. Até os carros dos professores chegaram a ser danificados. Por isso, decidimos montar um programa de formação de consciência social", explicou Kelly Regina França de Souza, pedagoga.

O Técnico da Arrecadação Neiraldo Dixo, servidor da Sefaz/AM, falou para 700 alunos do ensino fundamental sobre o sistema de arrecadação de impostos e os benefícios que eles proporcionam como a construção de escolas, compra de carteiras, livros etc.

Desde que o programa iniciou, a cerca de 3 anos, a Escola Municipal Armando de Souza Mendes conseguiu reduzir significativamente o número de pichações e os alunos passaram a ser mais zelosos com os livros didáticos.

As palestras promovidas pelo NEF ocorrerão ao longo do ano de 2014 em várias escolas e universidades para difundir o papel do estado assim como os direitos e deveres do cidadão.

28/02/2014