PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias


NIE intensifica cultura da informação

O Núcleo de Informações Estratégicas, NIE, parte integrante do Centro de Estudos Econômicos-tributários, em menos de dois meses de criação apresenta resultados que têm feito a diferença na administração da Sefaz que prioriza decisões baseadas em dados consistentes e imediatos.

Luiz Dias, Adriano Ribeiro, Adolfo Escote e Dhélio Costa sistematizam, documentam, otimizam procedimentos a fim de disponibilizar consultas que auxiliam na tomada de decisões gerenciais.

Relatórios que antes eram impossíveis ou que demoram dias para serem produzidos, visto que os dados estavam distribuídos pelos diversos sistemas utilizados pela casa ou que estavam em fontes externas, agora estão consolidados em uma única base dados. ?A descentralização da informação também causava transtornos operacionais como setores diferentes solicitarem ao Detin o mesmo relatório por desconhecimento de que o documento já havia sido produzido?, esclareceu o coordenador Luiz Dias.

O grupo já disponibilizou 31 relatórios que podem ser acessados via Web a qualquer momento pelos gestores que tenham privilégio concedido pela política de segurança virtual da secretaria.A solução foi apresentada ao CEET, GPAF e ao DEFIS e causou sensação entre os presentes. "A casa recebeu o trabalho com euforia à medida que observou possibilidades de solucionar vários problemas com a utilização dessas ferramentas com regularidade", avaliou Luis Dias.

Entre os produtos que foram obtidos estão os relatórios de desempenho da Nota Fiscal Eletrônica, da indústria incentivada, do combustível, da substituição tributária, da comercialização do óleo diesel etc.

Uma das utilidades práticas do estudo é a intervenção tão logo o problema seja observado. Caso seja constatada alguma irregularidade no montante arrecadado por algum desses segmentos, por exemplo, a Sefaz poderá estabelecer um cronograma de ações a fim de verificar o motivo da variação e estabelecer procedimentos de correção se a causa tiver relação direta com o órgão arrecadador do Estado.

O projeto tem prazo de duração de um ano. Após este período o núcleo será absorvido pelo CEET onde seus colaboradores passarão a atuar em caráter permanente.

15/06/2009

 









    Secretaria de Estado da Fazenda
    Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
    Fone: (92) 2121-1600
    © 2014 - Governo do Estado do Amazonas