ALEX DEL GIGLIO É O NOVO CIDADÃO DO AMAZONAS

Nesta quinta-feira (27), o paulistano Alex Del Giglio recebeu o titulo de Cidadão do Amazonas por propositura do deputado estadual Dr. Gomes. A solenidade ocorreu durante Sessão Especial híbrida (presencial e virtual) no plenário Ruy Araújo, localizado na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).

A homenagem ao secretário de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz/AM) seguiu os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Embora contasse com número reduzido de convidados, o evento, conduzido pelo presidente da ALEAM, deputado estadual Roberto Cidade, teve um brilho diferenciado. As autoridades participantes reconheceram o caráter eminentemente técnico do secretário da Sefaz e destacaram qualidades da personalidade do gestor que têm contribuído para o engrandecimento do estado.

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) salientou o fato de o secretário ser um servidor de carreira da Sefaz/AM e de estar sempre disposto a auxiliar nas causas relacionados ao funcionalismo público. “Ele é alguém da casa, que galgou os cargos por competência. Ele tem a sensibilidade de perceber a importância do servidor público por integrar a categoria”, ressaltou o petista.

O deputado estadual Berlamino Lins (PP), natural de Fonte Boa, município do interior do Amazonas pontuou a sensibilidade do secretário de Fazenda no trato dos assuntos do estado. “Esta homenagem é mais do que justa porque o secretário Alex está sempre disposto a atender a todos os que o procuram. Peço uma salva de palmas para este novo irmão do Amazonas”. O pedido de Berlamino Lins foi atendido efusivamente.

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) também endossou o coro das autoridades que visualizam no gestor da Sefaz/AM um técnico capacitado e dotado de uma personalidade ímpar, o que têm contribuído para os expressivos resultados da secretaria. “Devo dizer que o Alex é alguém que merece respeito, pela sua maneira de ser, pela sua educação, capacidade técnica, pelo seu sempre bom humor, além de respeito, merece admiração de todos”, destacou o economista Serafim Corrêa.

Representando o governador Wilson Lima no ato, a secretária de estado de Administração e Gestão (Sead) , Inês Carolina Simonneti Cabral, fugiu ao protocolo e não leu um discurso previamente escrito. Segundo ela, a fala seria de coração por se tratar de homenagem para um amigo. “Os resultados muito positivos foram atingidos através do seu trabalho, da sua equipe, por isso estamos aqui para homenageá-lo, tens participação efetiva no desenvolvimento do nosso estado”, afirmou a secretária depois de enfatizar que sabia que o amigo não gosta de homenagens, mas que merece, por direito, recebê-las.

O homenageado agradeceu aos elogios, enfatizando as conquistas do fisco estadual. “A Sefaz tem superado as metas mais audaciosas. No mês de abril, o estado registrou crescimento real na receita tributária de 22,93%. Em maio, estamos ainda mais otimistas.Esse aumento ocorreu, em pleno período da pandemia, momento cercado de incertezas. Foi fruto meramente de sorte? Não, é o resultado de muito trabalho, incontáveis horas em reuniões para traçar estratégias, de ações cirúrgicas com o foco na alta da receita sem causar ainda mais prejuízos para o povo do Amazonas, em especial o setor produtivo”, destacou Alex Del Giglio.

O secretário pontuou as medidas adotadas em conformidade com as orientações do governador Wilson Lima. “A Sefaz postergou o pagamento de impostos, anistiou multas e juros, implementou ainda mais serviços on line para proporcionar um fôlego para as empresas, que passaram por uma fase preocupante com a necessária paralização de diversos segmentos para conter a disseminação do novo coronavírus. Vale ressaltar que, sob orientação do governador Wilson Lima, a Sefaz não aumentou alíquotas nem promoveu ações de fiscalização que inviabilizassem o andamento da atividade empresarial”.

Alex Del Giglio salientou ainda que “os recursos em caixa permitiram que fossem honrados os compromissos financeiros assumidos, que não foram poucos. Além de manter a estrutura governamental como um todo, com o pagamento em dia dos funcionários públicos”.

Para finalizar, agradeceu o apoio de todos os fazendários, representados no ato pelos secretários executivos Luiz Otávio da Silva, Alana Valério, Christiane Travassos e Dario Paim e a presença do amigo Acram Salameh Isper Junior e da esposa de Acram, Gisele Braga.

Participaram do ato o procurador do município de Manaus, Marco Aurélio Choy, que representou o prefeito de Manaus, David Almeida; o defensor geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Ricardo Queiroz Paiva; o capitão de fragata, Alexandre Barbosa, que representou o vice-almirante Ralph Dias, comandante do 9º Distrito Naval; o subprocurador-geral da Justiça, Gerber Mafra Rocha, que representou o procurador-geral do Ministério Público do Amazonas, Alberto Rodrigues.

28/05/2020