Alex Del Giglio apresenta novos secretários executivos da Sefaz

O secretário de fazenda do estado do Amazonas, Alex Del Giglio, apresentou nesta segunda-feira (7), no auditório da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a nova equipe técnica da secretaria, com destaque às quatro secretarias executivas e coordenadoria que encabeçam o organograma do órgão.

Após dar as boas vindas aos servidores, o secretário falou da importância da integração dos setores para a promoção de uma política fiscal austera, que deverá ser a tônica dos trabalhos em função do déficit orçamentário entregue pelo governo antecessor.

“O desafio será grande. A gente está herdando um déficit de 1,5 bi e dívidas em torno de 1 bi. Será necessário, tanto do lado das receitas quanto do lado das despesas um esforço muito grande”, declarou, ressaltando a importância de todos os servidores neste processo a fim de atingir o equilíbrio entre rceita e despesa.

Quem são os secretários executivos da Sefaz?

Alana – Secretaria Executiva de Administração

Na Secretaria Executiva de Administração, assume a servidora de carreira Alana Valério. Formada em engenharia de produção e direito, ela está na Sefaz desde 2006, onde chefiou a Subgerência de IPVA (SGIV), a Gerência de Análise de Desempenho Setorial (GANS) e Gerência das Agências Descentralizadas (DARC). Também liderou o Departamento de Arrecadação (DEARC) e presidiu o Sindicato dos Técnicos de Arrecadação de Tributos Estaduais do Amazonas (Sindtate).

“Vamos buscar o aprimoramento e a manutenção da infraestrutura da Sefaz, buscando a modernização da nossa gestão”, defendeu Alana, que adiantou projetos a serem desenvolvidos à frente da secretaria executiva. “Criar o Banco de Ideias, a fim de trazer sugestões de todos os servidores que queiram contribuir para ajudar não somente a racionalização de processos, mas também a otimização o uso de nossos recursos”.

Christiane Travassos – Secretária Executiva de Orçamento

Entrou como estagiária em 2006 e atuou como assessora no Departamento de Administração (DEA). Foi assessora de orçamento por dois anos e há sete chefiava o Departamento de Diretrizes e Elaboração Orçamentária (DDEOR). Pela primeira vez, é Secretária Executiva de Orçamento (SEA).

“Precisamos racionalizar o processos de alocação de recursos, zelando pelo equilíbrio entre a receita e a despesa. Também procuraremos manter o funcionamento harmônico entre o tesouro e o orçamento”, diz ela, sobrea expectativa do trabalho diante da secretaria. “Os desafios são enormes, mas maiores ainda são as oportunidades”, conclui.

Dario Paim – Secretário Executivo de Receita

Engenheiro por formação, Dario Paim assumiu o cargo de auditor fiscal de tributos estaduais e 2006, passando pelo Departamento de Tributação (DETRI) e Plantão Fiscal. Atuou como chefe da Gerência de Revisão de Notificações (GRN), Gerência de Fiscalização e Departamento de Fiscalização. Já foi Secretário Executivo de Administração.

Sobre a chefia da Secretaria Executiva de Orçamento (SEO), ele diz ser o “maior desafio da carreira”, tanto pela responsabilidade para o estado quanto pelos desafios impostos pelo contexto econômico e político do país. “É aqui que se materializam os recursos que vão para a educação, para a saúde”, diz ele, que pretende liderar uma equipe integrada pra maximizar resultados, utilizando indicadores de desempenho para medir a eficiência das ações.

Alessandro Ribeiro– Secretário Executivo do Tesouro

Formando em engenharia elétrica pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o analista do tesouro já foi gerente de Administração e Haveres (GEHA) e chefe do Departamento de Encargos Gerais, Dívidas e Haveres (DEDIV). É servidor de carreira, tem 13 anos de casa e assume pela segunda vez a SET, responsável pela gestão contábil e financeira dos recursos do tesouro estadual.

Sobre a expectativa dos trabalhos neste ano, acredita que será de muito empenho diante do desafio conjunto de promover o equilíbrio das contas do estado. “Será um ano de muito trabalho, pois é um ano de ajustes”, diz ele, que tem como meta realizar o “melhoramento dos controles da execução orçamentária e financeira do estado”.

Alexandre Siqueira – Coordenador da Coordenadoria de Compras e Contratos Governamentais

Alexandre é formando em Ciências da Computação pela Universidade de Brasília (UnB), já foi gerente de Negócios e Desenvolvimento no Departamento de Tecnologia (DETIN) da Informação da SEFAZ e coordenador de Compras e Contratos Governamentais (CCGOV), cargo que assume novamente.

Como metas à frente da coordenadoria, quer aumentar a eficiência no gasto público, modernizar os procedimentos da cadeia logística do estado e aumentar a transparência dos processos de compras e contratos, permitindo maior controle social dos gastos e políticas públicas. “Dentro da modernização, pretendemos expandir a implantação do processo digital para os demais órgãos do estado, como já realizamos na SEFAZ”.

07/01/2019